Confirmado o primeiro caso suspeito de coronavírus em Itapetinga

Foi notificado, hoje, o primeiro caso suspeito de coronavírus em Itapetinga. Após tomar ciência da situação, o prefeito Rodrigo Hagge se reuniu com o Gabinete de Crise e decidiu emitir novo decreto disciplinando outras medidas preventivas e limitando, ainda mais, o convívio social.

A partir desta sexta-feira, ficam suspensos o atendimento em repartições públicas, exceto aqueles essenciais. Estão fechados, também, campos de várzea, quadras poliesportivas e o Estádio Municipal.
O decreto regulamenta ainda funcionamento de estabelecimentos comerciais. A partir do dia 21 de março a 18 de abril de 2020, os estabelecimentos devem intensificar as ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel aos seus clientes; divulgar informações acerca da COVID-19 e manter espaçamento mínimo de um metro entre as mesas, no caso de restaurantes, bares e lanchonetes.

Uma Comissão de Fiscalização foi criada para garantir o cumprimento das determinações.
Para facilitar o acesso a medicamentos, a secretaria de Saúde aumentou o prazo de validade das prescrições para 08 meses. Além disso, qualquer pessoa portando o documento de identidade do paciente, o cartão SUS e a respectiva prescrição médica poderá fazer a retirada do medicamento, evitando que idosos precisem sair de casa para buscá-los. A Secretaria irá, ainda, antecipar a campanha de vacinação para os demais vírus respiratórios.

O decreto disciplina, também, regras em relação ao transporte público. Fica proibida, pelo prazo estipulado, partida e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal e interestadual rodoviário, público e privado, em qualquer ponto da cidade a não ser na rodoviária municipal, onde será montada barreira sanitária pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para transporte municipal, fica determinado à empresa concessionária manter a higienização dos ônibus que atendem a população, buscando conter a proliferação do vírus.
Sabendo que todas essas medidas prejudicam a rotina da população, a prefeitura irá prorrogar os prazos para pagamento da cota única de IPTU e suspenderá a interrupção do fornecimento de água por 60 dias.

Assim, os itapetinguenses terão mais tempo para pagar suas faturas sem necessidade de aglomerações em casas lotéricas ou nos postos de atendimento do SAAE.
A vigilância epidemiológica já está acompanhando o paciente, que se mantém em isolamento em casa, com quadro estável. A prefeitura de Itapetinga pede apoio de toda a população para se manter em isolamento social, respeitar as recomendações de higiene e conter a proliferação da doença em nosso município. Evitem frequentar bares, restaurantes, academias, igrejas e qualquer lugar com grande aglomeração de pessoas. A prevenção ainda é a nossa única arma contra o COVID-19
Ascom/PMI

Itapetinga: Haverá desligamento de energia na Vila Riachão, confira

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo dia 20/03/2020 sexta-feira, das 9h às 15h, em partes do Bairro Vila Riachão.

Serão atingidos os seguintes locais: Tv. Pedro Lima, TV 2 Pedro Lima, Rua Pedro Lima, Rua Valdomiro Ribeiro da Silva, Tv 5 Pedro Lima, Rua Armando Nunes de Queiroz, TV 4 Pedro Lima, Praça Presidente Figueiredo, Av Rosa Riachão, Rua Marcelo Mendes, Rua Adaílson Nery, Rua F, Rua Joaquim Martins Pereira, Praça João Figueiredo, Rua Aquilino Brito, Rua Esplendor do Amanhã, Rua Benjamin Bridge e TV 1.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem com segurança, serviços de melhoramento da rede elétrica do local.A interrupção programada, a depender das condições atmosférica, poderá ser cancelada, caso ocorra situações de risco que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período de interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca a disposição para os esclarecimentos necessários.

Comunicado: Cerimônia de juramento à bandeira está suspensa

O Prefeito de Itapetinga e o Presidente da Junta de Serviço Militar- informa a todos os interessados que, por conta das diretrizes para o controle da pandemia do Coronavírus, de acordo com o Ministério da Defesa, está suspensa a cerimônia de juramento à bandeira, marcada para o dia 23 de março, assim como todas as atividades do serviço militar por 60 dias.

Itapetinga: Vereador que cuspiu em cidadão é condenado a pagar R$ 7 mil

O vereador Diego Rodrigues conhecido como Diga Diga, foi condenado a pagar R$ 7 mil, por cometer uma cusparada no cidadão Moisés Prado. O fato ocorreu no estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores durante a sessão do dia 11 de setembro.

O caso repercutiu em todo Estado, deixando o vereador em maus lençóis, principalmente após a divulgação do vídeo comprovando o ato. O vereador cuspidor chegou a ser afastado em votação na Câmara, mas conseguiu retornar ao cargo.

A população de Itapetinga aguardou no mínimo um pedido de desculpas vinda do vereador, nem isso aconteceu. Livrou da condenação de perda de mandado, mas não conseguiu se livrar da condenação judicial, nem tampouco do julgamento popular.

Onde já se viu um vereador pago com dinheiro do povo, cuspir no rosto de um cidadão eleitor que reivindica os direitos da população.

Confira a sentença:

Sentenca Moises

Itapetinga: Reforma dos banheiros da feirinha do Primavera ficaram Top

A Prefeitura de Itapetinga concluiu, nesta semana, a reforma completa dos banheiros da Feira Livre do bairro Primavera. O serviço começou com substituição de tubulação e instalação da rede elétrica e hidráulica. Nos banheiros, ainda foram instalados novos vasos com descargas embutidas, mictórios em porcelanato e pias novas.

(mais…)

Prefeitura continua o trabalho de recuperação de estradas vicinais

Após as fortes chuvas, a prefeitura de Itapetinga continua com os trabalhos de recuperação das estradas vicinais, dando prioridade na recuperação dos pontos mais críticos para o transporte escolar.

Nesta semana, a equipe da Secretaria de Transportes atua na região de Três Lagoas, Salobão, Pratas e na estrada de acesso ao Rio Catolé, na região dos Dutras. O intuito é colaborar para o escoamento da produção local e, principalmente, com o transporte de 157 alunos da zona rural.

(mais…)

Itapetinga: Prefeitura emite decreto com medidas de prevenção e combate ao coronavírus

Na tarde desta terça-feira, 17, a Prefeitura Municipal de Itapetinga emitiu decreto com medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, o COVID-19.

A partir desta quarta-feira, 18, até o dia 03 abril, estão suspensas as aulas nas redes particular e pública de ensino. Não serão emitidos, durante 30 dias, licenças e alvarás para realização de eventos públicos ou privados.

Bares, restaurantes academias, templos religiosos e todo estabelecimento que receba concentração de pessoas deve seguir as recomendações do Ministério da Saúde quanto às medidas de prevenção.

Atividades desportivas realizadas pelo município ficarão suspensas, assim como também não serão realizadas as atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras.

Para resguardar pacientes e familiares, também não será enviado, durante 30 dias, o ônibus para tratamento fora de domicílio. Para a segurança dos servidores públicos, também serão disciplinados os atendimentos ao público.

A prefeitura criou, ainda, um gabinete de crise para medidas suplementares. O telefone 77 98814 4927 será o novo canal de comunicação entre sociedade e Secretaria de Saúde. Em caso de suspeita da doença ou para esclarecimento de dúvidas, falem com a gente.

A prefeitura de Itapetinga deixa claro que não há nenhum caso suspeito, tampouco confirmado, do Novo Coronavírus em nosso município, mas pede a colaboração de todos para manter a nossa cidade livre da contaminação.

Itapetinga/Câmara de Vereadores: Presidente Naara estabelece medidas de prevenção contra o coronavírus

Por meio da Portaria 680/20, de 16 de março de 2020, a presidenta Naara Duarte (DEM) estabelece medidas de prevenção na Câmara Municipal de Itapetinga em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19). Entre as providências tomadas pela Câmara de Vereadores está a suspensão de sessões especiais, audiências públicas, eventos políticos, eventos comemorativos e solenidades agendadas para o Plenário Ulysses Guimarães.

A Câmara também está reforçando internamente ações de orientação, prevenção, etiquetas de contato, além de medidas de higienização da sede do Poder Legislativo. Todos os setores deverão receber álcool gel e equipamentos necessários para a proteção individual (EPI).

A Portaria 680/20 leva em consideração o avanço da Covid-19 no Brasil e no mundo. As medidas são de precaução, embora a cidade de Itapetinga-BA não registre nenhum caso da doença. A Câmara está seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). As ações visam, inicialmente, evitar a circulação de agentes transmissores da Covid-19 entre a comunidade local e, em um segundo momento, limitar a propagação do vírus.

Atualmente a Bahia registra 13 casos confirmados da Covid-19, sendo residentes em Salvador (4), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). No Brasil, já são mais de 300 casos. Nesta terça-feira (17), o país registrou a primeira morte de pessoa infectada pelo novo coronavírus.

Vale lembrar que é preciso o engajamento de todos para conter a epidemia no Brasil. As medidas necessárias contra o coronavírus estão sendo adotadas em todo o país para tentar frear a transmissão, mas essa é uma luta de todos. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Itapetinga recomenda à população que, mesmo não tendo casos da Covid-19 na cidade, siga as orientações do Ministério da Saúde para prevenir a doença.

Ascom-Câmara Municipal de Vereadores

Uesb emite nota com decisões diante da pandemia do coronavírus

Diante do atual cenário social e do reconhecimento da disseminação da Covid-19 como uma pandemia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Reitoria da Uesb emite uma nota oficial com esclarecimentos e orientações válidas para a comunidade dos três campi da Instituição. As medidas listadas passam a valer a partir da próxima segunda, 16.

Conforme a nota, as atividades de ensino de graduação e pós-graduação, administrativas e institucionais estão mantidas, “seguindo as orientações das autoridades médicas, como a Sociedade Brasileira de Infectologia/Associação Médica do Brasil, das autoridades sanitárias, como a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e em linha com o entendimento adotado pela grande maioria das universidades públicas brasileiras”.

A Reitoria destaca ainda que essa decisão poderá ser alterada, a qualquer momento, em função de possíveis modificações no cenário atual de propagação do coronavírus ou por novas avaliações das autoridades médicas e sanitárias do Brasil e da Bahia.

Atividades especiais suspensas – No prazo mínimo de 30 dias, a Reitoria suspende algumas ações dentro da Universidade, como congressos, simpósios, encontros acadêmicos, que envolvam previsão de público acima de 100 pessoas; solenidades de colação de grau para concluintes dos cursos de graduação; aulas práticas ou aulas de campo em municípios diferentes do campus sede do curso; e atividades de extensão dirigidas especificamente à população com idade acima de 60 anos.

Na próxima segunda, 16, às 15 horas, o Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia se reunirá com a Secretaria da Educação (SEC) e com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para tratar especificamente das avaliações médicas e sanitárias a respeito da propagação do coronavírus na Bahia e seus impactos no desenvolvimentos das atividades de ensino no estado. O encontro contará também com a presença de instituições federais de Ensino Superior com atuação na Bahia e, também, de instituições particulares.

Confira a nota na íntegra, na qual é possível ainda saber mais sobre o processo de transmissão do coronavírus e ficar atento aos cuidados individuais básicos de prevenção.

Itapetinga: Alerta, ladrões de capacete estão agindo na Praça de Táxi

Uma alerta para os motociclistas de Itapetinga, larápios estão agindo na Praça Augusto de Carvalho, conhecida como Praça de Táxi no centrão da cidade.

Nesta semana, pelo menos 3 proprietários de motocicleta, tiveram seus capacetes subtraídos no estacionamento da referida praça em plena luz do dia.

Segundo relatos de duas das vítimas, ao estacionarem os suas motocicletas em um dos lados do estacionamento, deixaram seus capacetes pra irem rápido no banco Bradesco, quando retornaram, já não encontraram mais os capacetes. Lembrando que nas próximidades tem câmeras de monitoramento instaladas em parceria entre CDL e Polícia Militar, câmeras particulares, também uma grande movimentação de pessoas circulando a todo momento por alí.

Mas nem assim conseguiu inibir a ação do ladrão. Até o momento nenhum elemento foi identificado. As vítimas até o exato momento não tinham prestado queixa policial. Segue alerta para os usuários do estacionamento do centro comercial de Itapetinga. Fiquem de olho, ladrão de capacete a solta.

Isrrael Damaceno/ Itapetinga Notícias (foto redes sociais)

Itapetinga: “Coronavírus” Por precaução, evento Jesus Vida Verão é cancelado

Após o anúncio das recomendações do Ministério da Saúde e buscando proteger os cidadãos, o prefeito Rodrigo Hagge e a comissão organizadora do Jesus Vida Verão, decidiram cancelar o evento que começaria este fim de semana.

Itapetinga não registra nenhum caso suspeito da doença, mas o evento atrai pessoas de outras cidades e as bandas contratadas viriam de São Paulo ou fariam escala na capital paulista onde já existem casos de transmissão comunitária, quando já não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.
Por segurança, e respeitando a recomendação do Ministério, a 17ª Edição do JVV precisou ser adiada.

“Esperamos que encontremos logo uma solução para a pandemia e que, em breve, a gente possa poder receber, novamente, eventos grandiosos como o Jesus Vida Verão. Por enquanto, o mais prudente é evitarmos aglomerações”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.
Segundo Marcelo, organizador do evento, “essa foi uma medida sensata, necessária para este momento. Não foi um cancelamento, mas um adiamento. Temos certeza que, em breve, estaremos com nova data para a realização da festa”, disse.

Feira de Saúde
Ao anunciar o cancelamento do evento o prefeito Rodrigo Hagge afirmou que a feira de saúde continuaria no sábado. “Nossos colaboradores estão orientados para modular a feira com as medidas de segurança cabíveis, de forma, inclusive, a evitar a aglomeração de mais de 50 pessoas num mesmo ambiente”, afirmou o prefeito.

Itapetinga: LUCIANO ALMEIDA VEM AÍ!

Testado e aprovado ao está a frente da Secretaria de Transporte da Prefeitura Municipal, o competentíssimo Luciano Almeida, agora é pré-candidato a vereador pelo MDB. Ele pretende concorrer a uma das 15 vagas da Câmara Legislativa Municipal.

Técnico Agrícola pela Emarc, Zootecnista pela UESB, Administrador de empresa pela Unopar, Especialização em Produção de Ruminantes na Universidade Federal de Lavras-MG, Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento na UESB. Trabalhou em diversas empresas e em vários setores públicos adquirindo uma vasta experiência profissional.

Ao lado do Prefeito Rodrigo Hagge, do Presidente do partido da cidade o Sr. Michel Hagge, ex Deputado Estadual e ex Prefeito por 3 vezes na terra da pecuária e apoiado por amigos e familiares, Luciano se sente muito motivado para o enfrentamento da campanha eleitoral que ocorrerá em outubro deste ano.

Será uma nova experiência, mas entra com uma bagagem muito rica em conhecimento, dinamismo e, uma visão diferenciada para contribuição do crescimento da cidade.

Itapetinga: Sessão Especial da Câmara foi um sucesso, destacou a força das mulheres

A Câmara Municipal de Itapetinga realizou ontem (12) uma sessão especial para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. De iniciativa da Mesa Diretora, o evento teve como tema “Descobrindo a força de ser mulher” e contou com a participação de mulheres que são exemplos de coragem e superação.

Além da vereadora Naara Duarte (DEM), presidenta do Legislativo, participaram da mesa de debates da sessão especial a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Virginia Brito; a delegada Déborah Soares; a advogada Maria Lourdes Pio, representando a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itapetinga; Valdirene Meira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapetinga; a Subtenente Velânia Souza, representando a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia e as palestrantes Suzy Ruas, Adriana Alves e Vitória Aparecida de Araújo.

Em seu discurso, a presidenta Naara Duarte falou sobre o poder de superação das mulheres e as barreiras que elas ainda enfrentam na sociedade. Para Naara, apesar das conquistas, ainda há um longo caminho a ser percorrido e é preciso avançar. A presidenta ressaltou a importância do empoderamento feminino e lembrou que, na atual legislatura, é a única mulher entre os membros do Poder Legislativo em Itapetinga. “O que diferencia cada uma das mulheres aqui presentes não é, muitas vezes, o tipo de luta que a mulher enfrenta, mas como ela enfrenta a luta e como ela sai da luta e toma isso como lição de vida”, afirmou.

Com um formato diferenciado, a sessão especial destacou a força das mulheres diante dos desafios da vida. Mesmo enfrentando diversos obstáculos, ao longo dos tempos, as mulheres vêm ganhando espaço nas áreas profissional e social, conquistando direitos e construindo histórias de sucesso como a da corredora de rua que foi criada na roça, trabalhando na lavoura, e hoje acumula medalhas e leva o nome da sua cidade para diferentes lugares do mundo. Suzy Ruas já participou de competições nos Estados Unidos e no Chile e tem entre os desafios de 2020 o campeonato Toronto World Masters, no Canadá.

Para a maratonista Suzy Ruas, a sessão especial foi emocionante. “Eu só tenho que agradecer a Itapetinga. Foi gratificante ver o Plenário cheio de gente. Acredito que muitas pessoas vibraram com a minha história de vida, com o meu exemplo de superação. O que mais me emocionou foi saber que um senhor, ao ouvir a sessão de casa, saiu rapidamente e veio para a Câmara assistir ao nosso depoimento de perto. Isso é marcante”, avaliou.

Entre as palestrantes da sessão também estava a presidente da Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa), Vitória Aparecida de Araújo. À frente da Acaepa há três anos, ela tem se destacado na defesa dos direitos da pessoa autista e na promoção de ações de conscientização sobre a causa. A história da entidade se confunde com a própria história da sua fundadora, que tem um filho autista e, em fevereiro de 2017, cedeu sua residência para ser montado um espaço com o objetivo de atender às necessidades da pessoa autista, dando início, assim, a um trabalho hoje reconhecido na cidade e na região.

O Grupo de Teatro Por Encomenda e o Miss’Art, da Segunda Igreja Batista de Itapetinga, realizaram apresentações na abertura da sessão especial.

Ascom-Câmara Municipal de Vereadores

Câmara de Vereadores e funcionários fecham acordo salarial para 2020

Na manhã de hoje (13), a presidenta da Câmara Municipal de Itapetinga, Naara Duarte (DEM), promoveu uma reunião com os servidores efetivos da Casa em que ficou definido o percentual de reajuste salarial a ser concedido para a categoria em 2020. Serão 6% de reajuste incidente sobre o salário base e R$ 100 de adicional no vale alimentação, ambos retroativos a janeiro de 2020.

Durante a reunião, previamente convocada pela Presidência por meio de ofício, Naara falou sobre as receitas da Câmara Municipal, destacando as dificuldades financeiras do órgão e os cuidados que o gestor deve ter na administração da coisa pública, para não infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal e não comprometer toda a receita.

No ano passado, a Câmara de Vereadores concedeu reajuste de 5% incidente sobre o salário base dos servidores efetivos (retroativo a janeiro), além de aumentar o valor do auxílio alimentação de R$180 para R$230, com dobras nos meses de junho e dezembro de cada ano.

Ascom Câmara Municipal de Vereadores

Itapetinga: Reforma da Zoomatinha segue a todo vapor

Essa semana a Secretaria de Transporte entrou dando apoio no avanço das obras do Parque Zoobotânico da Matinha. Estamos mais perto do que longe para termos a nossa Zoomatinha de volta. São 7 anos esperando a reabertura depois do abandono e maus tratos aos animais, fato ocorrido em 2013, gestão do ex-prefeito José Carlos Moura (PT), que acabou o Parque sendo fechado por ordem do Inema.

Os Secretários Rogério Alves (Meio Ambiente), Gustavo David (Infraestrutura e Serviços Públicos), Luciano Almeida (Transponte), entraram juntos em ação, intensificando os trabalhos.

O município na época não fez as adequações exigidas pelo órgão estadual, deixou o zoológico em total abandono, tendo roubos de animais e etc.

Nesta atual gestão, o Prefeito Rodrigo Hagge entrou firme no processo de requalificação e adequação do Parque Zoobotânico da Matinha, garantiu para a população que em seu mandato, vai entregar esse patrimônio ao povo e devolver o orgulho a toda população.

Isrrael Damaceno/Itapetinga Notícias

Itapetinga: Prefeitura e FJS realizará Feira de Saúde

A Secretaria de Saúde, junto com a Fundação José Silveira e parceiros como CEOQ, Clínica SARE e a APAE, realizará, nos dias 12, 13 e 14 de março, uma Feira de Saúde.

No Paço Municipal serão organizados stands, além das carretas da FJS, do Odontomóvel e do ônibus de oftalmologia do Projeto Olhar Itapetinga.

Para o Secretário de Saúde, Hugo Sousa, “o mutirão de atendimentos irá reduzir a demanda reprimida na Central de Marcação e proporcionar à população exames com maior rapidez”.

Serão seis especialidades (clínica geral, ginecologia, cardiologia, pediatra, urologia e odontologia), cinco tipos de exames (ultrassonografia, mamografia, raio X, ecocardiograma e exame preventivo), além das consultas com farmacêutico, psicólogo, fisioterapeuta,  oftalmologista, avaliação nutricional e teste do pezinho.

A prefeitura disponibilizará, ainda, equipes para fazer verificação de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, cadastramento e atualização do SUS e Bolsa Família.

Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, “a prefeitura vem buscando estratégias para atender de forma mais rápida e eficiente a população. Com parceria firmada com a FJS, através da Coordenadora Geral, Ana Bárbara e do Coordenador Executivo das Santas Casas, Leonardo Matos, além do apoio do Deputado Federal Antonio Brito, nós vamos conseguir levar uma gama muito grande de atendimentos, inclusive com realização de exames e procedimentos especializados. Soma-se a isso, ainda, o atendimento disponibilizado pelo CEOQ, pela Clínica SARE, pela APAE e pelos cinco laboratórios. Nós não temos dúvida do sucesso dessa iniciativa”, afirmou o prefeito ao convidar a população a participar desse “nosso mutirão de saúde”.

Ascom-PMI www.itapetinga.ba.gov.br